Esses são um dos sinais que podem surgir na hora de vender seu negócio. Falta de sucessor. Crescimento dos negócios. Uma oferta inesperada. Saber quando é hora de vender uma pequena empresa pode nem sempre parecer a mesma.
Chuck Glassman sabia exatamente qual era sua estratégia de saída no momento em que comprou a Bell Brothers, uma empresa de aquecimento e resfriamento em Des Moines, Iowa. Glassman, que começou a trabalhar na empresa quando tinha 39 anos e a comprou quando tinha 55 anos, planejava encontrar um comprador quando tinha 65 anos.
Aquele comprador acabou sendo seu filho, Jason. Mas mesmo que tivesse sido outra pessoa fora da família, Glassman estava interessado em solidificar os planos. Ele não queria esperar muito para vender ou não ter um comprador alinhado com bastante antecedência.
Glassman é uma anomalia – 8 em cada 10 proprietários de pequenas e médias empresas não têm um plano de transição escrito, mesmo que o planejamento de sucessão tenha atingido as três principais preocupações dos empresários em 2022, de acordo com a pesquisa da Principal®.
Pensando que pode ser o momento para você deixar outra pessoa assumir o seu negócio?
1. Você está menos paciente (ou interessado) no dia a dia.
Administrar uma pequena empresa é difícil — e demorado. Um terço dos proprietários trabalha mais de 50 horas por semana e um quarto trabalha mais de 60 horas por semana – e isso foi antes da pandemia. Horas extras e responsabilidades ao longo de anos (ou décadas) também podem levar diretamente ao esgotamento: 42% dos proprietários de pequenas empresas se sentem exaustos .
“Você pode trabalhar essas horas extras por anos e nunca pensar nisso”, diz Mark West, vice-presidente nacional de soluções de negócios da Principal. “Mas, de repente, algo pode acontecer e você pode sentir que não está gostando tanto do que está fazendo. Depois de começar a ter esse sentimento, talvez seja hora de começar a vender a sério.”
2. Sua empresa está em um ponto de inflexão.
O ponto de inflexão pode ser de dois tipos, diz West. Sua empresa pode estar prestes a dar um grande salto à frente – um novo produto, uma tecnologia transformadora ou simplesmente um crescimento inesperado, mas ainda bem-vindo.
Por outro lado, diz West, “você pode estar preocupado com a economia futura e se perguntando sobre a estabilidade do negócio em que está”.
Qualquer situação pode ser um sinal de que é hora de considerar uma venda. “Se você não tem certeza do que está por vir no futuro e recebe uma boa oferta, faz sentido considerá-la seriamente. A janela de oportunidade pode fechar rapidamente”, diz West.
3. Alguém lhe faz uma oferta que você não pode recusar.
Talvez você tenha uma ideia geral de quando deseja vender e se aposentar – e isso é uma década (ou mais) no futuro. Isso não significa que outra pessoa não irá abordá-lo bem antes de sua programação. Se for esse o caso, sua consideração é se um negócio em potencial fornece a renda pós-trabalho de que você precisa. “Faça uma lista de seus desejos”, diz West. “Vale a pena, especialmente se você não tem certeza do que a economia fará em alguns anos.”
West teve amigos empresários que venderam suas empresas e permaneceram por um período determinado, como dois anos, para garantir uma transição bem-sucedida. Foi uma boa ponte entre a propriedade e a aposentadoria, completa com salário e incentivos para ganhos.
Glassman vendeu seu negócio para seu filho por contrato; imitou o arranjo que ele usou originalmente para comprar a empresa. Esses pagamentos de contrato servem a um propósito duplo: fornecem uma renda de aposentadoria para Glassman e permitem que a empresa mantenha o fluxo de caixa.
E só porque você saiu de um negócio não significa que você tem que sair totalmente do trabalho. “Deixar um negócio é emocionante, mas há algo a ser dito após a venda, ter tempo para dar um passo atrás e descobrir o que você quer fazer com o resto de sua vida”, diz West. “Se você está infeliz ou frustrado no trabalho, pode ter a oportunidade de vender e encontrar outra coisa para fazer no próximo capítulo de sua vida.”
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