Quando estamos falando de conquistar objetivos financeiros, a maioria das pessoas nunca para para entender o que realmente querem. Isso acaba afastando e tornando certos objetivos em “sonhos” que nunca se realizam.
O quadro fica ainda pior quando você percebe que, mesmo sabendo o que quer, você não faz a mínima ideia do porquê nunca chegar nem perto de realizá-los. E se realizar, é com muito dificuldade e em mais tempo do que o previsto.
Todo mundo quer ter a casa dos sonhos, viver com liberdade e estabilidade financeira, fazer mais viagens, pagar a faculdade dos filhos, se aposentar com tranquilidade, acumular riqueza, proteger e multiplicar seu dinheiro.
Só que parece que, todos esses desejos aumentam a cada dia e junto com isso vem as frustrações de não realizar coisas relativamente simples, como simplesmente poupar e investir dinheiro.
Conquistar objetivos financeiros é tão difícil assim mesmo?
Olha, eu te entendo perfeitamente. Recebo inúmeros emails de pessoas relatando essas dificuldades e também já vi diversas pessoas por aí que estão presas em um ciclo vicioso do conformismo.
Você já viu alguém por aí dizendo “ganhar dinheiro é difícil”, “a gente tem que ralar para comprar uma casa” ou “acumular riquezas é só para ricos”?
Pois é, o que elas não percebem é que tudo isso é verdade, assim como para outra pessoa tudo isso pode ser uma grande mentira e inverdade. Depende do ponto de vista que você está olhando, é uma questão de mentalidade.
Se você não consegue poupar para seus sonhos é porque está preso na psicologia do consumo, ou seja, não está pensando com a própria cabeça.
Olha, as mesmas pessoas que falam que é impossível ficar rico ou conquistar liberdade financeira são aquelas que nunca leram um livro ou fizeram um curso de investimentos ou finanças.
E o pior, elas deixam que outras pessoas controlem seu dinheiro. Aceitam conselhos financeiros de amigos mal sucedidos, caem facilmente na lábia de vendedores e de comerciais de TV e acreditam fielmente no que o gerente do banco recomenda.
Sobre esse último ponto, talvez você não saiba, mas a mídia, jornais, revistas e sites e os próprios bancos, bombardeiam-nos diariamente com péssimas aplicações financeiras que são prejudiciais para nossa saúde financeira.
Isso é algo muito sério, por isso, resolvi revelar aqui 2 populares aplicações que são verdadeiramente TÓXICAS quando se trata de investir para conquistar seus objetivos financeiros.
Evite esses 2 populares investimentos a qualquer custo
Algo que ninguém conta (e nem percebe) é que o banco é uma instituição capitalista. E seus gerentes sempre vão recomendar as aplicações financeiras mais rentáveis, só que PARA O BANCO!
É por isso que tanta gente boa, trabalhadora e cheia de sonhos não conquistam seus objetivos financeiras. Elas veem seu dinheiro escorrer mês a mês, pelas contas, dívidas e por fim, com as altas taxas e poucos rendimentos de péssimas aplicações.
Vivendo sempre na corrida dos ratos, vivendo de salário em salário e sem conseguir juntar e investir dinheiro realmente. E isso acontece por apenas uma coisa: FALTA DE INFORMAÇÃO.
Bem, e meu dever nesse artigo é te alertar para 2 péssimas aplicações que estão atrasando a conquista dos seus objetivos. São elas: a Caderneta de Poupança e a Previdência Privada.
Péssimo investimento #1: Caderneta de poupança
Muita gente acha que a Caderneta de Poupança é um bom investimento por causa da liquidez e de não sofrer a incidência do imposto de renda, mas isso está longe de ser verdade.
Só para você ter uma ideia, a caderneta de poupança rende aproximadamente 0,5% ao mês ou 6,17% ao ano. No período de Abril/2014 a Março/2015, o Tesouro SELIC (um dos títulos do Tesouro Direto) rendeu 11,21% ao ano.
Isso porque esse é o título público mais conservador do mercado. Ou seja, o que possui a menor rentabilidade do Tesouro Direto. Mesmo com a incidência do Imposto de Renda, ainda assim a rentabilidade líquida desse investimento é muito superior à Caderneta de Poupança.
Incrível, não é?
O lado ruim é que poucas pessoas sabem disso. E mais, estamos em um excelente momento do mercado, onde os títulos estão com rendimentos superiores aos 13% ao ano.
E aí, vai permanecer na Caderneta de Poupança depois de saber de tudo isso?
Péssimo investimento #2: Previdência privada
Outra aplicação vendida como um ótimo investimento, mas que são vantajosos apenas para os bancos é a Previdência Privada.
Muita gente se confunde achando que essa aplicação é isenta fiscalmente, mas elas apenas tem um deferimento fiscal. Ainda assim, os planos de PP sofrem incisão de diversas taxas.
Isso subtrai quase toda a rentabilidade. Comparando com o Tesouro Direto, a Previdência perde feio. Para ter uma boa aposentadoria, evite esse investimento.
3 grandes vantagens de investir no Tesouro Direto
Sabendo de tudo isso, muita gente pode desanimar de conquistar seus objetivos financeiros. Se esse é seu caso, não faça isso. Existem opções muito melhores, como o citado Tesouro Direto.
O Tesouro Direto possui títulos de curto, médio e longo prazo. Isso é, para qualquer objetivo que você queira conquistar, existe um título ideal para isso.
Só que todos os objetivos se encaixam em apenas 3 categorias:
1. Alcançar seus maiores objetivos agora
Com o Tesouro Direto é possível investir para objetivos de curto prazo como fazer uma viagem, adquirir um carro ou qualquer outro objetivo que você queira em até 3 a 5 anos.
2. Aproveitar uma aposentadoria tranquila no futuro
Da mesma forma, existem títulos para aqueles que querem já ir planejando a aposentadoria. Com títulos que podem pagar semestralmente e com a estratégia certa, é possível se aposentar muito mais rápido e com mais tranquilidade.
3. Viver com estabilidade financeira hoje e sempre
Viver com independência financeira é algo que todo mundo deseja e também é possível conquistar isso com o Tesouro Direto. Com uma estratégia de acumulação de patrimônio você pode viver apenas dos rendimentos.
E o investimento no Tesouro Direto é fácil, simples e acessível a qualquer pessoa. Basta conhecer um pouco, estudar e investir em educação para aprender que valerá muito à pena.
Ninguém quer ser enganado por bancos e pessoas que só querem nosso dinheiro. Eu mesmo, comecei a me educar sobre finanças e investimentos antes mesmo de ganhar o meu primeiro salário na vida.
Existe um caminho mais prazeroso para conquistar seus maiores objetivos financeiros
No mês seguinte eu já estava testando os investimentos, aprendendo, aplicando as estratégias e colhendo meus primeiro resultados. Da mesma forma, centenas de outras pessoas tem interagido lá no fórum do curso falando dos seus resultados.
Olha, o curso serve tanto para quem é iniciante, completamente leigo e nunca investiu na vida, como era o meu caso, quanto para quem já investe, porque ele tem estratégias para turbinar sua rentabilidade mensal de forma rápida e duradoura.
Recomendo, de fato, para todo mundo.
Aqui está o link do curso Como Investir no Tesouro Direto, que comentei um pouco acima. Espero que seja tão útil para você como tem sido para mim.
Kellvyn Atary
Empreendedor digital e escritor entusiasmado em descobrir os hábitos e como as pessoas de sucesso conseguem seus resultados, compartilhando tudo com o Mundo!