É um conceito muito novo no Brasil, não temos uma tradução oficial ainda, em inglês é chamado de Business Broker, vamos identificá-los a partir de agora como corretores de compra e venda de empresas.
Um corretor profissional, é especializado nas operações de compra e venda de empresas, e tem como objetivo encontrar a melhor solução para quem compra e vende uma empresa. Você provavelmente já utilizou os serviços de um corretor imobiliário, figura muito comum no Brasil. Um corretor de empresas trabalha de forma semelhante a um corretor imobiliário, embora o primeiro trabalhe com empreendimentos mais complexos, que exigem maior conhecimento e experiência.
Estes profissionais, quando devidamente habilitados, desempenham uma função de importância fundamental, principalmente quando orientam, aconselham e apontam o caminho para a compra ou venda de uma empresa acontecer da melhor forma possível para o comprador e vendedor.
Ainda é um mercado novo no Brasil, mas já existem corretores com ampla experiência na transação de negócios de todos os tamanhos, desde empresas de pequeno até grande porte. Um corretor excelente pode fazer você economizar muito tempo e principalmente dinheiro. Eles devem ter ampla rede de contatos com outros profissionais, como de finanças, contadores, advogados e qualquer outro profissional que possa auxiliar na transação.
Um corretor que está atuando para um vendedor, deve ter conhecimento em marketing, avaliação de preço e conhecer os meios por onde vender a empresa. O assessoramento deste profissional, se bem realizado, é de fundamental importância para que o vendedor fique tranquilo para continuar realizando seu principal papel, que é de continuar executando o negócio da melhor forma possível.
Quando um comprador procura um corretor de empresas, o papel que ele representa é diferente, ele deve apresentar as melhores oportunidades de negócio de acordo com o perfil do comprador. O corretor eficiente é aquele que consegue encontrar o melhor negócio que atenda as características principais do comprador, é recomendável que o corretor entenda de comportamento humano e possa conduzir a negociação atendendo paixões e objetivos financeiros do comprador.
Estes profissionais são comissionados, geralmente, pelo vendedor, e essa comissão no Brasil pode variar entre 5 e 12 %, dependendo do grau de envolvimento do corretor.
É preciso que os interessados na compra e venda de empresas procure empresas e corretores recomendados, pois existem profissionais bons e ruins, assim como em outras profissões.
Estamos aqui para auxiliá-lo neste escolha, você pode filtrar os corretores existentes utilizando algumas etapas.
a) Converse com pelo menos 3 corretores, reúna-se pessoalmente com cada um deles, e faça perguntas sobre sua experiência no ramo, quais formações ele possui, em que regiões atua, quanto cobra em taxas e comissões, se você for o vendedor, e não esqueça de questionar sobre como é o relacionamento dele no mercado com outros profissionais.
b) Procure clientes atendidos por ele, se o corretor for um profissional exemplar, devem existir muitos clientes satisfeitos que terão prazer em falar com você sobre isso.
c) Analise sua formação. No Brasil não existe um órgão ainda que regule esta classe, mas normalmente este profissional deve ter formação em finanças, contabilidade, direito ou administração de empresas. Se ele tiver alguma certificação internacional, é um diferencial bastante importante.
d) Procure saber, quantas transações bem sucedidas ele já executou, e em que tipo de indústria ele é especializado, para pequenas empresas, normalmente você encontrará profissionais generalistas, mas já existem profissionais que só atendem negócios específicos como restaurantes e usinas hidrelétricas.
Consulte-nos e intermediaremos a negociação para você, compre sua empresa e inicie novos projetos e desafios na sua vida em busca de transformação.