Uma pergunta que um empreendedor poderia fazer diante de uma boa oportunidade de negócio é: Por que comprar uma empresa na crise?
O cenário
Segundo o levantamento realizado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), só o varejo brasileiro registrou o fechamento de 95,4 mil lojas no ano de 2015. Ainda no mesmo ano a inflação medida pelo IPCA atingiu 10,71% e o IBGE apurou uma queda no PIB em 3,8%, a maior retração em 25 anos.
Evidentemente, com esse cenário apresentado, a situação econômica do país provoca um ambiente de pessimismo e temor para a maior parte das pessoas, influenciando diretamente o comportamento de muitos investidores que preferem ficar na defensiva e congelar novos projetos e negócios do que arriscar.
A oportunidade
Ao contrário do que a maior parte das pessoas fazem, alguns investidores visionários conseguem identificar as melhores oportunidades que surgem nos momentos de uma crise que, após superada, se converterão em altos retornos sobre o investimento realizado.
Imagine…
Quantas dessas 95,4 mil lojas que foram fechadas em 2015 gostariam de ser vendidas ao invés de assumir os prejuízos de uma falência?
Por qual valor elas estariam dispostas a ser vendidas, já que sua situação é crítica?
Quem estaria disposto a investir neste momento aproveitando essas oportunidades?
Essas questões ajudam a pensar naquilo que passa na cabeça dos investidores diferenciados, que investem no momento em que todos estão se retraindo e que protege o seu patrimônio no momento em que todos estão investindo.
Em resumo, a regra de ouro: Comprar em baixa e vender em alta.
A decisão correta
Só é possível tomar a decisão correta, investindo na aquisição de um negócio, se o empreendedor estiver munido de informações que darão suporte a essa decisão.
Para tomar a decisão de maneira mais assertiva e objetiva os seguintes passos devem ser tomados como um auxílio:
1- Pesquise as empresas que estão à venda – www.tnonegocios.com.br
2- Destaque aquelas que você se identifica mais – Confira outras dicas para comprar empresas
3- Selecione aquelas que são mais atrativas para seus critérios (Preço de venda, faturamento, lucro mensal etc.)
4- Entre em contato com os anunciantes e aprofunde as informações de cada empresa
5- Faça uma comparação entre as empresas pesquisadas
6- Prepare uma proposta para aquela que mais se interessou, conciliando um plano de pagamento adequado à sua realidade
7- Negocie com o anunciante e proponha um fechamento de negociação onde ambos ganhem
8- Feche o negócio e comemore, pois você soube aproveitar uma ótima oportunidade!
Lembre-se: Enquanto alguns choram, outros vendem lenço.