A Fafen está em hibernação desde o ano passado
A Proquigel Química vai assumir o controle da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), em Laranjeiras. O contrato de arrendamento foi assinado, na quinta-feira (21), na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro. Em hibernação desde o ano passado, a Fafen deixou de produzir amônia e uréia, causando grande prejuízo à economia sergipana.
A Fafen de Laranjeiras entrou em operação em 6 de outubro de 1982 e marcou um novo ciclo do desenvolvimento no estado, com a construção da adutora do Rio São Francisco, a ampliação da rede de energia elétrica, a revitalização da ferrovia que liga Sergipe à Bahia e ainda com a instalação do Terminal Portuário Ignácio Barbosa, em Barra dos Coqueiros, a 36 quilômetros de Aracaju.
Ocupando uma área de 1 Km², a fábrica produz amônia, uréia fertilizante, uréia pecuária, uréia industrial, ácido nítrico, hidrogênio e gás carbônico
Desde 2014, a Fafen-SE conta com uma planta de produção de sulfato de amônio com capacidade para produzir até 303 mil toneladas/ano, o que equivale a 80% da importação da região Nordeste. O sulfato de amônio contém nitrogênio na composição e também é excelente fonte de enxofre, muito utilizado no cultivo de milho, cana-de-açúcar e algodão.
Capacidade instalada
– 900 mil t/ano de amônia;
– 1,1 milhão de t/ano de uréia;
– 36.000 t/ano de ácido nítrico e
– 150.000 t/ano de CO2.
(Crédito/Infonet)