A Caixa Econômica Federal anunciou no dia (22) a prorrogação por dois meses da pausa nas prestações dos programas da casa própria. Assim, a suspensão nos pagamentos vai chegar a 180 dias. Fazem parte da medida as faixas 1,5, 2 e 3 do “Minha Casa Minha Vida”, e também o SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos).
Quem já solicitou anteriormente a pausa temporária por 120 dias, segundo o banco, vai poder agora pedir a prorrogação por 60. Mas quem não havia optado pela suspensão dos pagamentos ainda pode fazer a solicitação pelo prazo integral de 180 dias.
“Estender a pausa é mais uma medida importante do banco no suporte ao planejamento das famílias brasileiras nesse período de pandemia e à retomada da economia”, disse o presidente do banco, Pedro Guimarães. No caso de pessoas jurídicas, de acordo com a Caixa, a opção de pausa é válida para financiamentos à produção de empreendimentos e para aquisição e construção de imóveis comerciais. As opções de pagamento parcial dos encargos ou carência também serão estendidas por até 180 dias, mas não podem ser utilizadas em conjunto com a pausa.
A Caixa informou que mais de 2,4 milhões de pessoas já solicitaram a pausa nas prestações habitacionais. Foram mais de 2,1 milhões de pedidos pelo aplicativo Habitação Caixa, além de 170 mil atendimentos telefônicos. Clientes que sejam pessoas físicas devem fazer o pedido da pausa de 180 dias ou a prorrogação do período por mais 60 dias, pelo aplicativo Habitação Caixa (disponível para Android e IOS), pelos telefones 3004-1105 e 0800 726 0505, ou de forma automatizada pelo 0800 726 8068, opção 2 – 4 – 2. Quem for pessoa jurídica pode solicitar a pausa pelo número 0800 726 8068, opção 2 – 4, ou com o auxílio do gerente de relacionamento.