Saiba como montar um salão de beleza e ter muito sucesso com esse tipo de negócio.
A atenção com os cuidados pessoais é uma tendência, e montar um negócio seguindo uma tendência já é um bom começo.
As projeções para o nicho de beleza e cosméticos é sempre muito boa.
Assim como, mesmo em tempos de crise, dificilmente as pessoas, especialmente as mulheres, abrem mão desses serviços.
As vezes pode ser que com uma menor frequência de comparecimento ao salão a demanda diminua, mas os clientes sempre manterão seus cuidados básicos e essenciais de beleza.
Devido à recessão econômica, é inegável que houve sim uma pequena baixa no setor de beleza.
Porém, conforme pesquisas já apontam, os brasileiros afirmam que não cessaram com os cuidados pessoais em salões — apenas os diminuíram.
Nessas mesmas pesquisas, muitos consumidores deixaram claro que, dentre as prioridades após da sua estabilização financeira, está voltar a frequentar com regularidade os salões de beleza.
Em média, 30% dos brasileiros afirmam que, após quitar as dívidas, voltarão a frequentar o salão de beleza periodicamente.
Diante disso, os salões de beleza estimam bons ganhos, contínuos.
Promissor não é mesmo? Sabendo disso, voltamos agora nossa atenção ao guia completo para montar um salão de beleza, que apresenta os principais diferenciais para alcançar o sucesso.
Localização do Salão de Beleza
Principalmente no início, quando o seu salão de beleza será menos conhecido e você ainda não terá a vantagem da indicação no boca a boca, a localização é extremamente importante para conseguir muitos clientes.
Veja dois pontos de atenção ao analisar a escolha do ponto do salão de beleza:
- Fluxo de Pessoas
Fique atento ao fluxo de pessoas e veículos na rua, shopping, ou galeria escolhida para montar seu salão de beleza.
Além disso, avalie, que outros negócios você encontra na vizinhança? Como vão esses negócios? Parecem estar movimentados?
Essas são algumas perguntas relevantes para você buscar saber mais sobre esse local. - Acesso
Verifique também a facilidade de acesso, incluindo a possibilidade de estacionar no local.
É fácil de chegar? Tem estacionamento perto?
Essa é uma facilidade que amplia o seu atendimento para pessoas além das que residem no bairro/região.
Público-Alvo: Escolha os clientes do Salão
Além dos serviços certos, trabalhar corretamente com o cliente é fundamental para o sucesso de um salão de beleza.
Mas, como agir da forma correta com os clientes e fidelizá-los, se você nem sequer sabe quais são os interesses? Idade? Gostos?
Antes de iniciar um negócio e investir seu dinheiro, então, você deve, obrigatoriamente, conhecer o mercado e o seu público-alvo!
De acordo com o estilo do salão que você pensa em montar e pelos serviços escolhidos, faça uma busca por seu público-alvo.
As “burocracias” para montar um Salão de Beleza
Assim como qualquer empresa, um salão de beleza precisa contar uma série de registros.
Apenas deste modo o negócio pode arcar com os seus impostos, registrar funcionários e permitir a atuação legal do empresário.
Dessa forma, o empreendimento precisa fazer seu cadastro nos seguintes órgãos:
- Secretaria da Receita Federal (para obtenção do CNPJ);
- Secretaria Estadual de Fazenda;
- Prefeitura Municipal (para obtenção do alvará de funcionamento);
- Entidade Sindical Patronal;
- Caixa Econômica Federal (para cadastramento no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”);
- Corpo de Bombeiros Militar (para vistoria que autorize o funcionamento do negócio).
Além disso, é fundamental saber diferenciar um salão de beleza de um centro de estética.
O primeiro não pode oferecer, por exemplo, serviços como depilação definitiva a laser, peeling ou aplicação de botox.
Apenas um estabelecimento com supervisão médica e autorização específica pode fazê-lo.
Ou seja, apenas um centro de estética devidamente registrado.
Um salão de beleza, então, deve se limitar a cuidados não invasivos para a pele (como a maquiagem), para os cabelos e para o bem-estar.
Investimento para abrir um Salão de Beleza
O investimento para montar um salão de beleza depende do tamanho do espaço, quantidade de funcionários e qualidade dos equipamentos.
Um salão pequeno, de bairro, por exemplo, pode ser montado com aproximadamente R$ 20.000,00, mas sem funcionários e em um ambiente pequeno.
Já um salão de beleza de porte médio a grande, com funcionários para prestar serviços de manicure, pedicure e maquiagem, e também uma recepção com a venda de produtos, custa entre R$ 60.000,00 e R$ 180.000,00.
Vale lembrar que estamos tratando de um salão de porte médio a grande e com a possibilidade de ótimo faturamento.
Serviços de um Salão de Beleza
O ramo da beleza é bastante amplo. Saber como montar um salão de beleza envolve decisões.
Dentre elas, a escolha dos serviços que serão fornecidos e o público-alvo a ser trabalhado.
Isso significa que você não precisa se restringir apenas ao clássico corte de cabelo.
A venda de cosméticos, produtos para cabelos, maquiagens, etc. Por exemplo, fornecem lucros excelentes, muitas vezes superiores a 80% da renda total do estabelecimento.
Abaixo, selecionamos os principais serviços de que você pode prestar ao montar um salão estético:
- Cortes de cabelos (masculino e feminino);
- Serviços de manicure e pedicure;
- Depilação (diversos tipos: cera, egípcia, entre outras);
- Pintura de cabelos;
- Massagem;
- Estética corporal (cada vez mais comum). Podemos citar como exemplo a drenagem linfática;
- Venda de produtos e cosméticos;
- Maquiagem;
- Micropigmentação;
- Design de sobrancelhas.
Perceba a vasta quantidade de serviços que podem ser prestados em um salão de beleza. Essa lista está sempre crescendo com as novas técnicas e tecnologias do mundo da beleza.
Estrutura, móveis e equipamentos do Salão De Beleza
Montar a estrutura de um salão de beleza exige cuidado, especialmente porque é fácil errar em três aspectos:
- Investir mais do que o necessário;
- Investir menos que o necessário e criar um ambiente em que nem mesmo é possível ofertar todos os serviços previstos;
- Montar um salão de beleza em que os clientes não se sintam à vontade.
Pode-se pensar em estrutura como todo o conjunto do salão, desde o ponto comercial, paredes, equipamentos e pintura.
Assim, é fácil errar, utilizando uma cor desarmônica, ter equipamentos faltantes ou até escolher uma localização comercial fora da rota dos clientes.
Isso tudo pode significar perda de dinheiro!
Como mostrar maior profissionalismo ao montar o Salão de Beleza?
- Conte com profissionais uniformizados ou com aventais personalizados com a marca do salão de beleza;
- Preze pela aparência dos funcionários, sempre impecável. De preferência, eles devem ter cabelos bem tratados, curtos ou amarrados;
- Invista na seleção e treinamento dos funcionários, tanto na parte de atendimento ao cliente, quanto na execução dos tratamentos de beleza
- Seus funcionários precisam ser bem-humorados, sorridentes, éticos (não falando mal de outros profissionais), sinceros e atenciosos;
- Invista em um sistema de informação para agendamento de horários e armazenamento de dados e preferências dos clientes. Tal ferramenta proporcionará diversos meios de fidelizar os clientes, como, por exemplo, o envio de um cartão no dia de aniversário, envio de vale-descontos etc.;
- Se esforce para cumprir, ao máximo, horários previamente agendados.
Todos os esforços com higiene, seleção e treinamento de funcionários, tratamento e layout serão recompensados, pois o negócio de salão de beleza apresenta um alto índice de fidelização de clientes, refletindo num crescente aumento dos clientes e consequente sucesso do negócio.
Um cliente satisfeito não vai “arriscar” sua aparência em outro salão de beleza desconhecido.
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